sábado

Como Doar Medula Ossea - parte 2

 Atitude é tudo, você tambem pode ajudar

Veja como Doar Medula Ossea no programa Como Será da Rede Globo

http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2015/11/veja-como-e-simples-rapido-e-facil-ser-um-doador-de-medula-ossea.html

#medulaossea #comodoarmedulaossea


Prezadas Senhoras,

 
 
 


Meu nome é Iumi Takeda Yokobatake. Cadastrei-me em 2009, Eu decidi doar a medula nao porque Deus vai me devolver em dobro. Também nao tenho familiar doente ou com cancer. Nao conheço o receptor.

Eu decidi doar a medula porque isso é o CERTO. É o que todo Ser Humano deveria fazer por outro Ser Humano sem esperar nada em troca.

Porém nunca imaginei que seria tao dificil, tao anonimo e sem nenhum reconhecimento.
_____________________________________________________________________________

Fui convocada para vir ao Hospital Santa Marcelina dia 15 de outubro de 2015 em jejum para fazer varios exames e saber detalhes da doacao Foi demorado, e apesar de ter ido 2 vezes ao setor de Medula Ossea em nenhuma das vezes consegui falar com a enfermeira da tarde responsavel pelas orientacoes. Numa ocasiao ela estava em passagem pelos quartos e na outra em reuniao. Ateh hoje nao a conheci. Poderia dizer olah, tem alguma duvida, infelizmente tenho soh 5 minutos para falar com vc. Parte das informacoes foi passada pela Dra Ana, medica transplantadora e parte pela responsavel pelo procedimento.

No dia 21 de outubro de 2015 meu pai foi internado no Hospital Dante Pazzanese  para operar um aneurisma abdominal. A cirurgia estava agendada para o dia 27/10/15.

No dia 24 de outubro de 2015 sabado fui novamente convocada pela enfermeira da manha para retirar o Granulequine as 7h da manha Como moro a cerca de 1h50 do Hospital, pedi para q fosse para as 8h, mas o remedio soh chegou 1h depois, eu e minha familia ficamos esperando por uma hora a farmacia trazer o remedio. Faco neste ponto 3 sugestoes:
Sugestão 1 - jah deixar o remedio separado na geladeira da medula e nao da farmacia.
Sugestão 2 - fazer uma tolerancia das 7h as 10h para a retirada do remedio
Sugestão 3 - melhor explicacao de como aplicar o remedio, inclusive um folheto com fotos ( eu nao sabia q podia virar o frasco de cabeca para baixo para retirar o conteudo do remedio, nao eh obvio).

[ Minha mae nao esta e nem estava de acordo com a doacao. Sei que isso parece nao ter relevancia nenhuma, mas abalou meu estado psicologico. Ela telefonou somente na 6a feira proximo a hora da alta, mas nao falou comigo nem quando fui a empresa. Meu irmao nao estava a favor nem contra, mas tambem nao ligou nenhum dia. Quanto tempo uma pessoa leva para ligar para um celular. Na 2a feira ultimo dia em q trabalhei minha mae fez uma reuniao: eu, meu irmao, meu primo e ela. Ela pediu para que o meu primo, Andre chegasse no horario correto 9h. Eu falei que nas 3 vezes que eu pedi para que ele chegasse no horario (9h) ele nao cumpriu. Isso porque ele mora a 100 metros de caminhada da empresa. Ele começou a gritar comigo q na otica dele nao há necessidade de chegar as 9h (que é o horário de funcionamento da empresa) e eu pedi q ele nao gritasse pois estava com uma dor horrorosa na base da coluna por conta do remedio. Entao minha mae respondeu que se eu estava com dores era por escolha minha. Depois havia que buscar meus filhos e meu irmao ficou se queixando que teriamos que usar o motorista para buscar os sobrinhos. Entao resolvi sair da reuniao pois isso estava me fazendo muito mal. ]
Eu me internei dia 27/10/15 3a feira as 7h da manhã com chuva e escuro por causa do horario de verão no Hospital Santa Marcelina,  eu e uma amiga  nos perdemos muitissimo, nao estávamos acostumadas a dirigir na Zona Leste. No dia 27/10/15 3a feira dia da internacao pediram para q eu chegasse as 7h chovia, eu e minha amiga que era exigencia estar presente na internacao nos perdemos.

Sugestão 4- deixem q os doadores se internem um pouco mais tarde, as 10h por exemplo. Dah tempo sufuciente e nao precisa ser tao sacrificado.

Chegando no hospital, ninguem sabia deveria ocorrer a internacao porque eu era do SUS, mas iria ficar em quarto de convenio, 50min procurando dentro do Hospital Santa Marcelina.

No dia 27/10/15 deixei minha familia, meu pai no hospital, negligenciei minha empresa por 4 dias e  faltei a apresentacao do trabalho de formatura do meu filho que está se formando no ensino fundamental.

O quarto era o ultimo 22.005, quente, sem armario, sem box no chuveiro e a janela pequena. Apelidei de quarto das vassouras, mas a gente se respeitava. Ponto Positivo: fiquei no quarto com outra doadora que estava internada desde domingo 25/10/15. Ela trabalhava no Hospital das Clinicas e tinha 3 filhos. Foi muito bom conversar com ela, mas apos a doacao eu respeitei o momento dela e saí do quarto e fiquei na varanda, para que ela pudesse dormir, ler, descansar, acender ou apagar a luz e aguardei por umas 2horas pois podia ficar sentada pois nao tinha cateter.

Apos 13 horas da internacao, chegaram os medicos, mas nenhum dos 3 cirurgioes vasculares q colocaram o cateter se identificaram. Foram muito educados, mas poderiam dizer: "boa noite, desculpe a demora, meu nome eh Dr Fulano.."

Iniciei a doacao no dia 28/10/15 as 8h e terminou as 13h 400ml. Porem o receptor pesava 80kg, quando percebi que a chance de nova doacao era grande. O receptor da outra doadora pesava 147kg onde arrumam pacientes tao grandes?

Apos a doacao, a outra paciente teve alta entao colocaram-me em um quarto 22.004 maior com armarios e box no banheiro, mas com uma paciente com cancer, que já estava internada há 20 dias. Ela se considerava a dona do quarto. Nao alcancava o telefone, ela deixava a TV ligada o tempo todo e isso me fez muito mal. Em nenhum momento perguntou o q eu achava. Eu nao consegui ler, nem dormir, nem descansar, quando Pedi para abaixar um pouco o volume da TV, a filha da outra paciente simplesmente respondeu q eram direitos iguais. Se os direitos sao iguais, entao a TV deveria ficar 50% do tempo desligada.

Sugestão 5 - deixem que os doadores em um quarto a sós, pelo menos após a doação. É um momento de descanso, e eles nao devem ficar discutindo a programação da TV com os familiares do outro paciente.

Minha mao ficou formigando. A auxiliar de enfermagem Tania do 2 andar soh dizia q era normal, mas me incomodava muito. Soh quando falei com a auxiliar Roberta eh q a enfermeira Dayana veio e prescreveram o soro. Jah eram 16h. Tambem poderiam ter me orientado a tomar mais agua. No quarto as auxiliares nao falavam disso, falavam que era normal.

A Tv mostrando o arrastao da rua Doutor Mário Vatanabe e Deputado Laercio Corte, Maria do Bairro, sessao da tarde com menino sequestrado. Entendo que a Dona Tereza é uma paciente com dores e tal, mas nao dá para misturar. O doador apos a doacao precisa de sossego.

Tudo q eu queria era voltar para o quarto anterior e descansar e o quarto estava desocupado. Pedi para ficar lá pelo menos só até o paciente chegar, mas a auxiliar disse que eu iria sujar o quarto. Passei a ficar do lado de fora em pé na varanda, pois o cateter incomodava para sentar e na cama nao dava para ficar pois tinha a TV ligada.

As 20h horario q deveria sair o resultado se seria necessaria uma nova coleta eu já estava com os nervos à flor da pele só de pensar que teria q passar mais um dia no quarto da dona Teresa, estava muito agitada e chorei quando disseram q teria realmente que passar por uma nova coleta .Quis fazer um relato do que estava acontecendo, mas nenhuma das enfermeiras do 2andar sabia do SAC e que só havia uma caixinha na entrada do pronto socorro e a presencial estava fechada. A Enfermeira trabalha no hospital ha 9 anos e nao sabia do email da ouvidoria do hospital.

 Sugestão 6- dar oportunidade para q as pessoas relatem suas experiencias. O sac@santamarcelina.org eh muito mal divulgado. Soh no 5o andar me entregaram uma pesquisa de qualidade. Essa pesquisa deveria ser entregue no ato da doacao. Soh assim a gente melhora.

Porem a enfermeira chamou o Dr Fabio que me explicou os procedimentos, acalmou, me ofereceu um calmante e informou q no momento nao havia nenhum quarto disponivel. Mas felizmente, conseguiu um quarto em que eu estava sozinha.

Quando minha prima disse que tambem queria doar, eu nao soube bem o que dizer, mas ainda acho q eh o certo a fazer.

No dia 29/10/15 comecou a 2a doacao as 8h30 e terminou as 12h foram mais 300ml. Mas felizmente da segunda vez pude descansar tranquilamente.

A alta foi dia 30/10/15 as 11h No ato da alta tambem doei 2 agulhas para puncao de Raqui que a Vaincre.com.br comprou por engano para o Hospital. Relatei tudo para a irmã Odiva que disse que nao distribui o papel da avaliação do hospital porque as pessoas nao respondem. Mas acho que se uma pessoa em 100 respondesse já iria valer a pena.

Mesmo assim apos a alta fui buscar meu filho no colegio para leva-lo ao ingles e fui a empresa para fazer o cadastro do empregado domestico, pois era o ultimo dia era dia 31/10/15. Pedi aos funcionários que só falassem comigo se fosse urgente, porque se fosse importante era melhor deixar para o dia 03/11/15. Nao almocei, ninguem perguntou. Por whatsapp o Andre (meu primo) falou no grupo que tentou falar comigo duas vezes, mas respeitou e que todos estavam muito chateados. E eu agradeci que ele tenha esperado para falar na 3a feira e que desejava boa viagem para Sao Tome das Letras, pois eu ao contrario dele deveria ficar em repouso e nao deveria ir até a padaria. Q estava muito mais chateada ainda pois de todas as formas que imaginei jamais esperava que as pessoas agissem como agiram. Que estava com dor de cabeça, dor na coluna, dor no cateter, com furos nas duas maos, pois as veias nao davam mais conta de tanto tirarem sangue.

Pelo menos quando eu cheguei em casa haviam flores do meu marido e minha outra prima, Carol.

Deveria haver um agradecimento aos doadores. Soh se fala dos receptores, mas eles jah receberam o melhor presente, uma nova chance, a vida. Tem que chamar o Reynaldo Giannechini pelos doadores tambem. Eh sofrido e muito duro para os doadores, precisa haver um reconhecimento.

O acompanhamento do Redome é muito bom. A enfermeira Silveli que fica na coleta também.

Faca sua parte, cadastre-se para Doar Medula http://ameo.org.br/ Em Sao Paulo o lugar mais proximo é o Hemocentro da http://www.santacasasp.org.br e se cadastrar. Para fazer seu agendamento entre em contato com o telefone: (11) 2176-7249.

Atenciosamente,

Iumi

Nenhum comentário:

Postar um comentário