segunda-feira

Do perdao como estrategia para melhorar a vida

Nao da pra mudar o comeco, vamos mudar o final.

A partir do momento em q um acontecimento ocorre, nao podemos mais voltar no tempo e modifica-lo. Entao passamos a reagir a lembranca do acontecimento. Eh esta q pode ser modificada e nao o evento em si.

Perdoe o q puder ser perdoado. Esquece o q nao tiver perdao.

Talvez eu nao chore, mas doi. Talvez eu nao diga, mas eu sinto. Talvez eu nao demonstre, mas eu me importo.

As vezes voce perdoa alguem porque a falta que ela faz na sua vida eh maior que os erros que ela cometeu.

Primeiro eh preciso Aprender a se perdoar. Depois Perdoar os que nos fizeram sofrer. Perdoar nao significa abrir mao da sabedoria nem tolerar o mal. Consiste em curar o q pode ser curado.

Trecho do livro Para comecar a praticar meditacao de Christina Feldman.

Perdoar

O amor jamais registra uma lista de erros. Ele não traz à tona fracassos passados, ninguém é perfeito. Nem sempre fazemos o melhor ou o correto. Nossas palavras ou atos podem ser duros para os outros. Não devemos apagar o passado, devemos confessar e chegar à conclusão de q agimos mal. Devemos pedir perdão e agir de outro modo no futuro. Após confessar a falta e pedir perdão, não poderei fazer mais nada para aliviar a dor causada. Se cometo um erro e o outro diz q se sente magoado e pede para q eu peça perdão, não poderei fazer mais nada para aliviar a dor causada. Se for o contrário, o outro posso escolher a justiça ou o perdão. Se eu escolher a justiça, e tentar compensá-la ou então  fazê-la pagar por seu equívoco, farei de mim um juiz e ela uma ré e será impossível restaurar a intimidade. O perdão é o caminho do amor.

Existem pessoas q misturam o dia de hoje com o de ontem. Insistem em trazer para o presente os fracassos do passado e, ao fazerem isso, estragam um dia potencialmente maravilhoso.

A melhor coisa q  podemos fazer com os fracassos do passado é torná-los história. Sim, eles ocorreram, e certamente magoaram e talvez ainda magoem, mas o outro reconheceu e pediu perdão. Não conseguimos apagar o passado, mas podemos aceitá-lo como experiência de vida.

O perdão não é sentimento, mas compromisso. É a opção de mostrar misericórdia, é uma forma de amor.

Esta postagem baseia-se em um livro chamado: As cinco linguagens do Amor - Gary Chapman

Nenhum comentário:

Postar um comentário