sexta-feira

21 - Rapport: O que é?

21 Workshop Super Empreendedoras Planejamento Estrategico

Rapport: O que é?

Rapport é uma palavra de origem francesa e não tem tradução para o português, entretanto, dentro da PNL criar o Rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação.

A confiança diminui a tensão interpessoal e faz com que o futuro (ou atual) cliente fique mais à vontade. Ele se abre mais e revela com liberdade as informações referentes às suas necessidades, desejos, objetivos, sonhos e medos pessoais. Sem confiança é extremamente difícil e em algum casos até mesmo impossível vender algo, mesmo que o produto ou serviço seja o melhor do mundo.

“Pessoas amam comprar, mas odeiam quando você tenta vender algo para elas!”

Quando você cria uma atmosfera de confiança e harmonia com uma pessoa a transição do diálogo de relacionamento para o de vendas é simples e extremamente eficaz. As reações comportamentais são muito mais efetivas.

Quando você tenta vender algo sem criar um relacionamento o cérebro processa toda a informação de forma diferente, e antes mesmo de você tentar fazer algum fechamento a venda já estará perdida, pois a metamensagem passada é a de que você só quer vender e nada mais. Você até poderá ter êxito, mas será um resultado apenas no curto prazo.

Agora, quando você estabelece rapport, além da facilidade que você terá para vender, você construirá um relacionamento que possibilitará vendas de longo prazo. Isso sem falar nas objeções que será quase nulas.

Benefícios da técnica

O Rapport é uma técnica fantástica da PNL e com ela você conseguirá inúmeros benefícios, citarei alguns abaixo:

É uma das maneiras mais rápidas e eficientes de gerar “confiança” em um diálogo.Confiamos em pessoas que são parecidas conosco, com isso fica mais fácil sugestionar/persuadir seu interlocutor, seja para vender um produto, xavecar ou até mesmo mudar uma crença – Não falo no sentido religioso e sim em uma verdade absoluta sobre algo que a pessoa acredite.Quando compreendemos alguém fica mais fácil de conduzi-lo pelo caminho adequado.Aumentar suas relações interpessoais.Aprimorar um relacionamento.Estabelecer confiança de forma instantânea


Elementos Universais do Rapport

Sorriso – é a chave universal do Rapport.

Otimismo – transmite confiança e sensação de poder.

Tratar o seu outro pelo nome – o som mais lindo que alguém pode ouvir é o do seu nome pronunciado.

Paciência – saiba ouvir, pois quando alguém fala é porque quer ser escutado.

Como Criar Rapport?

Para obter Rapport você pode espelhar qualquer parte do comportamento do seu interlocutor ajustando o seu comportamento verbal e não verbal para se mover junto com ele. Isso é o mesmo que dar um comando para a mente inconsciente da pessoa, dizendo para confiar em você, pois é parecido com ele.

Esta técnica atinge um nível inconsciente, portanto tem que ser feita com DISCRIÇÃO, ELEGÂNCIA E SUTILEZA, caso contrário acabará irritando seu interlocutor, pois parecerá uma criança querendo implicar com seu colega imitando todos os seus gestos.

Comportamento que podem ser espelhados:

Movimentos Corporais: escolha qualquer movimento do corpo que seja constante e espelhe. Ex: Se a pessoa estiver gesticulando muito com os braços, no momento que você voltar a falar repita os mesmos movimentos que o seu interlocutor fez ao se expressar.

Qualidades vocais: iguale a tonalidade, volume, ritmo, velocidade e etc.

Palavras: use as palavras que ela usa ou/e que coloca ênfase, use também seus termos preferidos, mesmo que estejam errados, mas é o que interessa para seu interlocutor.

Respiração: iguale sua respiração no mesmo ritmo da respiração da outra pessoa. (Este é o mais forte, conseguindo fazer este com eficácia terá andado metade do caminho. Para ficar mais fácil descubra qual o canal preferencial –Auditivo, visual ou cinestésico- para saber qual tipo de respiração –Torácica, abdominal ou intermediária).

Expressões faciais: Levantar sobrancelhas, apertar os lábios, enrugar o nariz e concordar mexendo a cabeça enquanto a pessoa fala.

Estes são alguns dos espelhamentos possíveis. Ressalto que, sempre faça o espelhamento de forma SUTIL, para que assim a técnica se torne eficaz. Outra coisa importante, a saber, é que a base fundamental do Rapport é o acompanhamento, ou seja, primeiro acompanhe para depois conduzir, é como uma dança, primeiro você acompanha o seu par no ritmo da música e logo depois ele que te acompanhará. Em um nível alto de Rapport é possível que a pessoa comece a te espelhar, neste momento a pessoa aceita melhor a sugestão, a negociação, a sedução e etc.

Como criar rapport na internet?

Para se criar rapport na internet você deve espelhar a comunicação da pessoa que está conversando. Abaixo vou listar 4 dicas para você começar a utilizar ainda hoje:

1. Ao escrever para alguém, ou até mesmo conversar no chat utilize o nome da pessoa sempre que possível. Ao fazer isso estará gerando confiança e empatia, pois ao ler a pessoa estará inconscientemente fazendo associações, normalmente positivas, a você.

2. Perceba o jeito de escrever e espelhe algumas palavras. Se a pessoa escreve utilizando gírias, considere utilizar algumas na conversa. Se caso ela abrevie palavras, também considere abreviar algumas.

3. Faça perguntas para descobrir interesses em comum. Qualquer coisa em que você e seu interlocutor compartilharem de uma mesma ideia aumentará o nível de empatia.

4. Utilize emotions na sua comunicação. Se estiverem falando de um assunto triste ou alegre, utilize os emotions que representam esse estado emocional, isso também aumenta o nível de empatia entre vocês.

Todas as técnicas de rapport servem para você criar um clima de harmonia e confiança, a mensagem que você estará enviando diretamente ao inconsciente da pessoa é que vocês são parecidos. Nós confiamos em quem é parecido conosco e ao mostrar isso para uma pessoa, seja online ou presencialmente você aumentará em 100% as chances de obter êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário