segunda-feira

Super empreendedoras - 8 Dicas sobre empreendedorismo

Minha estória

Meu nome é Iumi, sou Engenheira de Produção, casada e tenho 2 filhos. Atuo em 3 frentes.

Em 1989, minha mãe sentindo falta de um produto para auxiliar em dietas de emagrecimento criou o Natu-Gen, shake que foi o primeiro produto da Vaincre  www.vaincre.com.br que quer dizer vencer em francês, indústria de alimentos dietéticos. Em 1992 criou a Natu-Gen Sopa, primeiro alimento dietético salgado do Brasil Em 1994, após uma visita aos Estados Unidos, criou a linha de cosméticos Rebild para Reconstruir a saúde da Pele. A partir de 2001 passou a distribuir produtos correlatos com produtos exclusivos para aplicação de toxina botulínica e preenchimentos.

Dê o seu melhor. O mestre de obras

Em 1998, surgiu a www.akitaclinic.com.br, clínica de Medicina Estética. A Akita, clinica que deixa você mais bonita. 

Desde 1973 pratico a Cerimônia do Chá, uma arte japonesa que reúne caligrafia, ikebana, cerâmica, arquitetura, culinária.

A Cerimônia do Chá fala sobre o momento presente, pois o passado já foi e o futuro ninguém sabe. A palavra presente em português é muito interessante pois simboliza o agora e ser um presente, uma dádiva compartilharmos deste momento juntos.

Após 20 anos estudando a Cerimônia do Chá, recebi meu diploma de Mestre de Cerimônia do Chá onde estava escrito: "Parabéns por ter chegado ate aqui, mas você precisa saber que não sabe nada, que todos os dias você esta aprendendo."

Por causa da Cerimônia do Chá fiz um blog www.cerimoniacha.blogspot.com que fala sobre cultura japonesa e outros assuntos ligados à cultura japonesa. Faço apresentações de chá e já apareci no programa Como Será da Rede Globo http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/hoje-e-dia-de-/v/hoje-e-dia-de-japao-cultura/4427571/  (a partir dos 6:45)

Doação - como ajudar o próximo






  1. Estamos participando da http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/  onde doando um agasalho você ganha 10 % de desconto na Limpeza de pele até o limite de 5 agasalhos
https://www.youtube.com/watch?v=C4MHP2g7oVs&t=306s


2. Habitualmente dôo sangue e sou membro do Clube Irmãos de Sangue, onde para se tornar membro é necessário ter feito 10 doações de sangue na Pró Sangue

4. Em 2015 fiz a doação de medula. Cadastrei-me em 2009 no http://redome.inca.gov.br/ e em março de 2015 encontraram que alguém era compatível comigo. Uma chance em 100.000 ou se considerarmos quão poucas pessoas são cadastradas, uma em 1 milhão. 4 dias internada no Hospital Santa Marcelina, internação na 3a feira e alta somente na 6a feira. É para fortes.

Empreendedorismo feminino

Em 2014 conheci o projeto do Itaú www.imulherempreendedora.com.br e cada vez mais participei de movimentos para empoderar as Empreendedoras. Conheci a Ana Fontes da http://www.redemulherempreendedora.com.br/ e ela passou a ser minha inspiração, queria ser como ela.

Em 2015 fundei o Grupo Super Empreendedoras. É um tipo de AA, mas de Empreendedoras. A gente diz: "Eu sou empreendedora há 5 anos". E todo mundo abaixa a cabeca e diz: "ai, coitada" E que e muito dificil ter um negocio no Brasil

Em uma palestra do Alberto Saraiva, dono do Habib´s, ele disse que as pessoas pensam que o empresário manda nos funcionários, fornecedores, clientes, governo, mas na verdade é exatamente o oposto, todo mundo mandando em no empresário, que nao tem férias, 13, FGTS. Isso dá uma solidão muito grande, pois só uma empreendedora para entender outra.

Estudos comprovam que as mulheres empreendedoras auxiliam mais as pessoas ao seu redor.

Inspirada nessas observa, decidi fazer uma rede com empresárias para:

- conhecer o trabalho das empreendedoras
- fazer parcerias
- aconselhamento
- indicação
- escambo - trocas de produtos ou serviços
- vendas de produtos ou serviços

8 Dicas sobre empreendedorismo

 1 - Fale com as pessoas sobre seu negócio e tenha sempre seu cartão de visitas

Mulher fala de tudo, menos de negócios. Como diz a Luiza Trajano: Foco nas Vendas. Ela lidera um  grupo: http://www.grupomulheresdobrasil.com.br/  "Somos apartidárias, nao podemos reclamar e temos de fazer acontecer". O cartão de visitas é barato e é uma ferramenta fundamental para você se apresentar.

Não tenha vergonha de apresentar o seu trabalho. Não você já tem, vamos correr atrás do sim. No Festival do Japão, convidava as pessoas para participar da Cerimônia do Chá e ouvia muitos não, mas não deixava isso me abater. Oferecia novamente e quando alguém se interessava fazia o meu pitch (veja a seguir)

2 - Tenha um pitch elevator, ou seja uma apresentacao de 1 minuto que explica o que você faz de uma maneira que seja interessante. Imagine que você está numa feira e precisa explicar seu produto/serviço para as pessoas que estão passando para atrair a atenção delas.

Eu gosto muito de fazer as pessoas participar, fazer perguntas e usar rimas


https://www.youtube.com/watch?v=XvxtC60V6kc&index=14&list=PLqoS8zi8xVhnHhxGmfqvmx7KGlH_bFCjR

3-  Tenha objetivos claros e bem definidos

O que voce fara hoje?

Lenhador e o Mestre

Como diz o Gato no livro Alice no País das Maravilhas Para quem nao sabe para onde vai, qualquer caminho é caminho. Pare 5 minutos e escreva seus objetivos.

4 P´s = a todo mundo - o que voce faz DIFERENTE dos outros?

Matriz FOFA

4 -  Vantagens competitivas da Pequena Empresa - sem complexo de ser Pequeno

  • Proximidade com o Cliente
  • Rapidez na tomada de decisao
  • Agilidade para mudancas
  • Menos burocracia
  • Flexibilidade

5 - Qual o som que as pessoas mais gostam de ouvir?

“Pessoas amam comprar, mas odeiam quando você tenta vender algo para elas!”

Quando você cria uma atmosfera de confiança e harmonia com uma pessoa a transição do diálogo de relacionamento para o de vendas é simples e extremamente eficaz. As reações comportamentais são muito mais efetivas.

Quando você tenta vender algo sem criar um relacionamento o cérebro processa toda a informação de forma diferente, e antes mesmo de você tentar fazer algum fechamento a venda já estará perdida, pois a metamensagem passada é a de que você só quer vender e nada mais. Você até poderá ter êxito, mas será um resultado apenas no curto prazo.

Sorriso – a vida é um espelho. Sorria e a vida sorrirá para você

Otimismo – transmite confiança e sensação de poder.

Tratar o seu outro pelo nome – o som mais lindo que alguém pode ouvir é o do seu nome pronunciado.

Paciência – saiba ouvir, pois quando alguém fala é porque quer ser escutado.

Diga sempre Obrigado, Por favor, Desculpe, Bom dia, boa tarde, boa noite

6 - Melhore sua comunicação

As 5 Linguagens de Amor
  1. Palavras de Afirmação- palavras encorajadoras, carinhosas e gentis
  2. Tempo de Qualidade
  3. Presentes
  4. Atos de Serviço
  5. Toque Físico

7 - Descreva-me a sua semana

 A semana tem 168 horas - quantas sao dedicadas a você?

Nao vale dormir, comer, cuidar dos outros ou da empresa.

Ter um momento para si não é egoísmo é sobrevivência.

Quando o avião está caindo e devemos colocar a máscara de oxigênio primeiro em nós, depois nos outros, pois se a gente morrer nao vai dar pra salvar ninguém.



8 - Quem é a pessoa mais importante de sua vida?

Meditacao Hoponopono: Eu te amo, eu sinto muito, me desculpe, obrigado

Tamanho GG

Obrigada, Obrigada, Obrigada

Inscreva-se nos links:

https://www.imulherempreendedora.com.br/  
Site do Banco Itau voltado para mulheres que tem empresa


http://www.redemulherempreendedora.com.br/
Site da Ana Fontes

http://www.escoladevoce.com.br/
Curso on line da Ana Paula Padrao

http://www.sebraesp.com.br/

http://tamojunto.org.br/
Site da Aliança Empreendedora

http://www.10000mulheres.com.br/

Lançado em 2008, o 10.000 Mulheres é um programa global do banco de investimentos Goldman Sachs e da Goldman Sachs Foundation, que proporciona educação em administração e gestão de negócios a mulheres empreendedoras, a fim de ajudar a melhorar a qualidade da educação empresarial nos países em desenvolvimento.
O programa 10.000 Mulheres já atingiu mais de dez mil mulheres empreendedoras em 43 países, incluindo Afeganistão, África do Sul, Brasil, China, Egito, Índia, Libéria, México, Nigéria, Peru, Quênia, Ruanda, Tanzânia e Turquia, através de uma rede de 90 escolas e organizações sem fins lucrativos. Mais de 30 das mais importantes escolas de negócios do mundo já participaram do programa.
Como parte da iniciativa, a FGV – EAESP oferece um programa que proporcionará às empreendedoras participantes os conhecimentos e ferramentas necessários para que elas tenham sucesso no competitivo mercado global. Projetado em parceria com a Babson College, a mais importante escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, o currículo abrange de modo objetivo temas como operações, negociação, marketing e gestão de recursos humanos, que poderão ser imediatamente postos em prática pelas empreendedoras. As participantes também terão acesso a tutoria, eventos de networking e fóruns que lhes permitirão se conectar, aprender e trocar ideias. Após concluir o programa, as empresárias se tornarão parte da rede de ex-alunas do 10.000 Mulheres e terão acesso contínuo a aprendizagem e oportunidades de networking.
O programa 10.000 Mulheres da FGV – EAESP é coordenado pelos professores Maria José Tonelli e Tales Andreassi.
As participantes terão 17 dias de aulas presenciais na unidade Nove de Julho da FGV, das 9h00 às 18h00, sempre às sextas-feiras e aos sábados.
O processo de seleção é feito pela FGV e pela Fundação Goldman Sachs, patrocinadora do 10.000 Mulheres. O programa 10.000 Mulheres não oferece qualquer ajuda de custo para estada e passagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário