quinta-feira

40 Workshop Super empreendedoras - 8 Dicas sobre empreendedorismo Iumi Takeda 15/02/19

40 Workshop Super empreendedoras - 8 Dicas sobre empreendedorismo Iumi Takeda 15/02/19

 

Minha estória

Meu nome é Iumi, sou Engenheira de Produção, casada e tenho 2 filhos. Atuo em 3 frentes.

Em 1989, minha mãe sentindo falta de um produto para auxiliar em dietas de emagrecimento criou o Natu-Gen, shake que foi o primeiro produto da Vaincre  www.vaincre.com.br que quer dizer vencer em francês, indústria de alimentos dietéticos. Em 1992 criou a Natu-Gen Sopa, primeiro alimento dietético salgado do Brasil Em 1994, após uma visita aos Estados Unidos, criou a linha de cosméticos Rebild para Reconstruir a saúde da Pele. A partir de 2001 passou a distribuir produtos correlatos com produtos exclusivos para aplicação de toxina botulínica e preenchimentos.

Dê o seu melhor. O mestre de obras

Em 1998, surgiu a www.akitaclinic.com.br, clínica de Medicina Estética. A Akita, clinica que deixa você mais bonita. 

Desde 1973 pratico a Cerimônia do Chá, uma arte japonesa que reúne caligrafia, ikebana, cerâmica, arquitetura, culinária.

A Cerimônia do Chá fala sobre o momento presente, pois o passado já foi e o futuro ninguém sabe. A palavra presente em português é muito interessante pois simboliza o agora e ser um presente, uma dádiva compartilharmos deste momento juntos.

Após 20 anos estudando a Cerimônia do Chá, recebi meu diploma de Mestre de Cerimônia do Chá onde estava escrito: "Parabéns por ter chegado ate aqui, mas você precisa saber que não sabe nada, que todos os dias você esta aprendendo."

Por causa da Cerimônia do Chá fiz um blog www.cerimoniacha.blogspot.com que fala sobre cultura japonesa e outros assuntos ligados à cultura japonesa. Faço apresentações de chá e já apareci no programa Como Será da Rede Globo http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/hoje-e-dia-de-/v/hoje-e-dia-de-japao-cultura/4427571/  (a partir dos 6:45)

Doação - como ajudar o próximo






  1. Estamos participando da http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/  onde doando um agasalho você ganha 10 % de desconto na Limpeza de pele até o limite de 5 agasalhos
https://www.youtube.com/watch?v=C4MHP2g7oVs&t=306s


2. Habitualmente dôo sangue e sou membro do Clube Irmãos de Sangue, onde para se tornar membro é necessário ter feito 10 doações de sangue na Pró Sangue

4. Em 2015 fiz a doação de medula. Cadastrei-me em 2009 no http://redome.inca.gov.br/ e em março de 2015 encontraram que alguém era compatível comigo. Uma chance em 100.000 ou se considerarmos quão poucas pessoas são cadastradas, uma em 1 milhão. 4 dias internada no Hospital Santa Marcelina, internação na 3a feira e alta somente na 6a feira. É para fortes.

5. Em 2014 conheci o projeto do Itaú www.imulherempreendedora.com.br e cada vez mais participei de movimentos para empoderar as Empreendedoras. Conheci a Ana Fontes da http://www.redemulherempreendedora.com.br/ e ela passou a ser minha inspiração, queria ser como ela.

Em 03 de julho de 2015 organizei a Primeira Reunião das Super Empreendedoras. É um tipo de AA, mas de Empreendedoras. A gente diz: "Eu sou empreendedora há 5 anos". E todo mundo abaixa a cabeça e diz: "Ai, coitada" É muito difícil ter um negócio no Brasil.

Em uma palestra do Alberto Saraiva, dono do Habib´s, ele disse que as pessoas pensam que o empresário manda nos funcionários, fornecedores, clientes, governo, mas na verdade é exatamente o oposto, todo mundo mandando em no empresário, que nao tem férias, 13, FGTS. Isso dá uma solidão muito grande, pois só uma empreendedora para entender outra.

Estudos comprovam que as mulheres empreendedoras auxiliam mais as pessoas ao seu redor.

Inspirada nessas observa, decidi fazer uma rede com empresárias para:

- conhecer o trabalho das empreendedoras
- fazer parcerias
- aconselhamento
- indicação
- escambo - trocas de produtos ou serviços
- vendas de produtos ou serviços

http://www.escoladevoce.com.br/
Curso on line da Ana Paula Padrao

http://www.sebraesp.com.br/

http://tamojunto.org.br/
Site da Aliança Empreendedora


Workshop

Contatos são importantes:

Linked in - rede Profissional

  1. Ativar Bluetooth
  2. Entrar nas 2 pessoas - Na sua área - contatar pessoas
  3. Entrar no Sininho - Desejar Feliz Aniversário é importante para estar presente na vida das pessoas

Facebook - usar o Facebook para aprender
  1. Cadastrar-se na página Super Empreendedoras
  2. Cadastrar-se na página Estação Hack - cursos Gratuitos de 4h do Facebook em parceria com a FGV
  3. Cadastrar-se na página Rede Mulher Empreendedora - capacitação - reuniões mensais pagas no Sebrae Vergueiro e uma vez por ano um fim de semana Virada Empreendedora
  4. Cadastrar-se na página Itaú Mulher Empreendedora - capacitação


Livro Milagre da Manhã



1 - Meditação - quando acordar passe o primeiro minuto em silêncio, se sente, fique calmo e respire profunda e lentamente.

2 - Afirmação - leia em voz alta suas afirmações diárias. Pegue as que te lembram seu potencial ilimitado e também as suas prioridades. Isso te deixará confiante e motivado.

3 - Visualizações - feche os olhos e visualize os seus objetivos. Tanto a curto quanto a longo prazo. Veja e sinta a sensação de alegria que acontecerá quando atingir tais objetivos.

4 - Leitura - Leia 2 páginas de um livro que te forneça algo que melhore seu dia.

5 - Escreva coisas que você é Grato, o que te faz ter orgulho e o que busca fazer no seu dia.

6 - Exercícios - Movimente seu corpo, faça polichinelos, gerando energia para seu dia.


8 Dicas sobre empreendedorismo

 1 - Fale com as pessoas sobre seu negócio e tenha sempre seu cartão de visitas

Mulher fala de tudo, menos de negócios. Como diz a Luiza Trajano: Foco nas Vendas. Ela lidera um  grupo: http://www.grupomulheresdobrasil.com.br/  "Somos apartidárias, nao podemos reclamar e temos de fazer acontecer". O cartão de visitas é barato e é uma ferramenta fundamental para você se apresentar.

Não tenha vergonha de apresentar o seu trabalho. Não você já tem, vamos correr atrás do sim. No Festival do Japão, convidava as pessoas para participar da Cerimônia do Chá e ouvia muitos não, mas não deixava isso me abater. Oferecia novamente e quando alguém se interessava fazia o meu pitch (veja a seguir)

2 - Tenha um pitch elevator, ou seja uma apresentacao de 1 minuto que explica o que você faz de uma maneira que seja interessante. Imagine que você está numa feira e precisa explicar seu produto/serviço para as pessoas que estão passando para atrair a atenção delas.

Eu gosto muito de fazer as pessoas participar, fazer perguntas e usar rimas


https://www.youtube.com/watch?v=XvxtC60V6kc&index=14&list=PLqoS8zi8xVhnHhxGmfqvmx7KGlH_bFCjR

3-  Tenha objetivos claros e bem definidos

O que voce fara hoje?

Lenhador e o Mestre

Como diz o Gato no livro Alice no País das Maravilhas Para quem nao sabe para onde vai, qualquer caminho é caminho. Pare 5 minutos e escreva seus objetivos.

4 P´s = a todo mundo - o que voce faz DIFERENTE dos outros?

Matriz FOFA

4 -  Vantagens competitivas da Pequena Empresa - sem complexo de ser Pequeno

  • Proximidade com o Cliente
  • Rapidez na tomada de decisao
  • Agilidade para mudancas
  • Menos burocracia
  • Flexibilidade

5 - Qual o som que as pessoas mais gostam de ouvir?

“Pessoas amam comprar, mas odeiam quando você tenta vender algo para elas!”

Quando você cria uma atmosfera de confiança e harmonia com uma pessoa a transição do diálogo de relacionamento para o de vendas é simples e extremamente eficaz. As reações comportamentais são muito mais efetivas.

Quando você tenta vender algo sem criar um relacionamento o cérebro processa toda a informação de forma diferente, e antes mesmo de você tentar fazer algum fechamento a venda já estará perdida, pois a metamensagem passada é a de que você só quer vender e nada mais. Você até poderá ter êxito, mas será um resultado apenas no curto prazo.

Sorriso – a vida é um espelho. Sorria e a vida sorrirá para você

Otimismo – transmite confiança e sensação de poder.

Tratar o seu outro pelo nome – o som mais lindo que alguém pode ouvir é o do seu nome pronunciado.

Paciência – saiba ouvir, pois quando alguém fala é porque quer ser escutado.

Diga sempre Obrigado, Por favor, Desculpe, Bom dia, boa tarde, boa noite

6 - Melhore sua comunicação

Livro As cinco linguagens do amor

Contrariando a ideia de q o amor tem uma linguagem universal, Gary Chapman demonstra q as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, q ele denomina linguagens do amor. Esta postagem baseia-se em um livro chamado: As cinco linguagens do Amor - Gary Chapman

Após 20 anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, Chapman identificou cinco delas:

  1. Palavras de afirmação
  2. Tempo de qualidade
  3. Presentes
  4. Atos de serviço
  5. Toque físico

1- Palavras de afirmação: Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses. (Mark Twain)

O objetivo do amor não é obter o q se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. O elogio é uma entre as muitas formas de expressar palavras de afirmação ao cônjuge. Outra forma são as palavras encorajadoras. Encorajar significa "inspirar coragem". O encorajamento exige solidariedade, q nos leva a ver o mundo da perspectiva do outro. O encorajamento expressa: "Eu sei e me preocupo. Estou do seu lado, como posso ajudá-lo?" A maioria das pessoas possui mais potencial do que imagina. O q as detém é muitas vezes a falta de coragem.

Outra coisa q se deve fazer é dizer algo de positivo mesmo na ausência dele. Alguém transmitirá a ele o q vc disse e vc acabará ganhando um bônus. Elogie também na frente dos outros quando ele estiver presente. Qundo você for o alvo do elogio compartilhe com o outro.

Outra forma de dizer Palavras de Afirmação é escrevê-las. Pode-se ler as frases escritas várias vezes.

2-Tempo de qualidade - dedique sua atenção sem a dividir.

Às vezes quando o outro compartilha seus problemas não quer ouvir seus conselhos, mas quer solidariedade. Ele apenas quer ouvir q a ama e q estava a seu lado, quer apenas compreensão.

Pode ser q para seu parceiro o q o motiva mais seja Atenção.  Se for isso:

- procure olhar nos olhos do outro quando ele estiver falando.
- não faça outra coisa enquanto estiver ouvindo
- escute o sentimento - pergunte a vc mesmo o tipo de emoção q o outro está sentindo. Quando achar q descobriu, confirme.
- observe a linguagem corporal - algumas vezes a linguagem verbal diz uma coisa, enquanto a corporal afirma outra.
- recuse interrupções - o objetivo não é a auto defesa, nem permitir q o outro ganhe uma discussão, a intenção é compreender o outro.

3- Presentes - o presente é um símbolo visual do amor

Faça uma lista de todos os presentes q, na sua opinião, o outro gostaria de receber. Não espere uma ocasião especial, praticamente tudo q vc lhe oferecer será recebido como uma expressão de amor.

O presente é uma prova material do Amor da Outra pessoa.

Existe um tipo de presente intangível q muitas vezes fala mais alto q qq outro q vc tenha nas mãos. Eu o denomino de presente da presença ou presente de si mesmo. A presença física torna-se o símbolo do amor.

Se a presença do outro é muito importante para vc, eu o incentivo a dizer a ele. Não espere q ele leia sua mente. E se por acaso ouvir: Gostaria q vc estivesse lá comigo, por favor leve este pedido a sério. Talvez, de seu ponto de vista, sua presença não seja tão importante, mas é importante para o outro.

4- Atos de serviço - aquilo q vc sabe q o outro gostaria q vc fizesse. Pode ser preparar uma boa refeição limpar a casa, fazer a manutenção do carro, por o lixo para fora, levar o cachorro para passear, trocar a fralda do bebê, ir ao supermercado.

Supere os estereótipos. Não existem tarefas de mulher ou de homem.

Usar ou manipular outras pessoas não é um ato de amor. E o amor diz: Como eu o amo muito, não vou permitir q me trate desse jeito. Não bom para nenhum de nós dois. A relação deve ser sempre ganha-ganha. Ganha-perde não é bom para ninguém.

5- Toque físico - de forma mais ou menos instintiva, nos abraçamos em tempos de crise. O toque físico é um poderoso comunicador de amor.



Como descobrir qual a sua linguagem de amor?

Se algo o incomodar em atitudes da outra pessoa, muito provavelmente o contrário é a sua Linguagem de Amor. Você também é Linguagens diferentes com pessoas diferentes.

Na primeira vez que lemos o livro concluímos que somos todas as linguagens, pois todas são Linguagens de Amor, mas tem uma que é mais forte.

7 - Descreva-me a sua semana

 A semana tem 7 dias x 24 =  168 horas - quantas sao dedicadas a você?

Nao vale dormir, comer, cuidar dos outros ou da empresa.

Ter um momento para si não é egoísmo é sobrevivência.

Quando o avião está caindo e devemos colocar a máscara de oxigênio primeiro em nós, depois nos outros, pois se a gente morrer nao vai dar pra salvar ninguém.



8 - Quem é a pessoa mais importante de sua vida?

Meditacao Hoponopono: Eu te amo, eu sinto muito, me desculpe, obrigado

Tamanho GG

Obrigada, Obrigada, Obrigada


Um comentário: