quarta-feira

Descubra a sua idade

Por Redação Sport Life

Descubra a sua  verdadeira idade

Sete exercícios divertidos ajudam a revelar a sua idade biológica, ou seja, o quão conservado (ou não) está o seu organismo

Responda rápido. Qual é a diferença entre uma pessoa de 30, uma de 40 e uma de 50 anos? A idade.
Talvez o que poucos saibam é que há outro tipo de idade que não a cronológica, aquela contada ano a ano a partir do nascimento. Trata-se da idade biológica, ou seja, o quanto envelhecido, ou conservado, está o seu organismo.
Quem nunca se sentiu orgulhoso de conseguir bater alguém mais novo numa corrida ou num outro esporte? A idade biológica está diretamente ligada não apenas aos genes que você carrega, mas ao que você faz. Se alimentar bem, praticar atividade física, não fumar, por exemplo, estão entre as coisas que fazem com que você tenha uma idade biológica menor do que quem só come porcaria e passa o dia deitadão no sofá.
Para saber a sua idade biológica, faça este teste com sete divertidos exercícios que revelam dados interessantes sobre sua capacidade pulmonar, força, estabilidade e muito mais.

1. Sentido de equilíbrio
Muitas vezes treina-se resistência e força e acaba-se esquecendo de uma qualidade tão importante quanto elas, especialmente para o dia a dia: o equilíbrio. Você já reparou que muitos idosos andam de uma forma mais desequilibrada? Pois a perda da estabilidade é um dos primeiros sinais da deterioração física.
Feche os olhos e fique apoiado sobre uma perna. Levante o joelho da ou­tra perna sem descolar os braços do cor­po. Quanto tempo você aguenta nes­­sa posição antes de baixar a perna?

Tempo sobre uma perna           Idade biológica
60 segundos ou mais                20 anos
40-59 segundos                       30 anos
30-39 segundos                       40 anos
25-29 segundos                       50 anos
Menos de 25 segundos            60 anos

Pratique este exercício todos os dias e verá como você melhora. Procure manter-se o máximo que conseguir sobre cada uma das pernas. Introduza exercícios que usem o bosu e a fitnessball no seu programa de treinamento e não deixe de brincar: eles mantêm a mente fresca.

2. Memória
Você treina a sua memória? Exercitar a mente é tão importante quanto mexer o corpo. Com um treinamento correto, você poderá manter a memória afiada por muito, muito tempo.

Memorize durante 60s estas palavras:
Selo
Funcionário
Calendário
Ponte
Férias   
Olho
Armário   
Avião
Pluma   
Relâmpago
Telefone   
Alegria
Creme   
Cabana
Maçã   
Peixe
Vento   
Bicicleta
Bolso   
Livro

Continue lendo a revista por 5 min e, depois, tente escrever todas as palavras das quais se lembra.
A falta de treinamento afeta sobretudo a memória de curto prazo e, se não exercitar a sua cabeça, você reterá novas informações cada vez menos. Evite ter tudo à mão ou anotado. Dois exemplos: evite fazer uma lista de supermercado toda vez que precisar abastecer a geladeira. Procure não ter todos os telefones guardados na memória do seu celular. Você perceberá que, com o tempo, conseguirá facilmente lembrar-se desse tipo de informação.

Palavras memorizadas     Idade biológica
         17-20                     20 anos
         14-16                     30 anos
         11-13                     40 anos
           8-10                     50 anos
           5-7                       60 anos ou mais

3. Flexibilidade
As crianças conseguem morder o dedão do pé sem dificuldade, mas, aos 50 anos, boa parte das pessoas tem problemas para amarrar o cordão do sapato. Essa é uma das qualidades físicas que mais pioram com a idade, fundamentalmente por falta de alongamento. Para verificar a quantas anda a sua elasticidade, fique de pé, com os pés juntos, e tente tocar o chão sem flexionar os joelhos.

Distância do chão                                           Idade biológica
Mãos totalmente no chão                                     20 anos
Você só toca o chão com a ponta dos dedos       30 anos
Faltam menos de 10 cm para chegar ao chão      40 anos
Faltam mais de 20 cm para chegar ao chão       50 anos ou mais

Alongue diariamente e não só depois de treinar. Os alongamentos pós-exercícios ajudam a prevenir lesões, mas, para melhorar a sua flexibilidade, você deverá fazer sessões específicas e com a musculatura relaxada, por exemplo, nos dias de descanso.

4. Velocidade de reação
Peça a um amigo que sustente uma régua de 30 cm pela parte de cima. Coloque uma mão aberta na outra extremidade. O amigo deverá soltar a régua sem avisá-lo, e você deverá pegá-la o mais rápido que conseguir. Em que ponto pegou?

Marca      Idade biológica
8 cm             20 anos
15 cm           30 anos
20 cm           40 anos
25 cm            50 anos
30 cm            60 anos
A régua cai    70 anos

Não limite o seu treinamento à academia ou a corrida, bike ou natação. Pratique, também, esportes de equipe, artes marciais etc., modalidades em que a velocidade de reação é fundamental.

5. Elasticidade da pele
A elasticidade da pele é o segredo da juventude. Ainda que em grande medi­da ela dependa da genética, o estilo de vida tem um impacto tremendo sobre a saúde da sua pele. Belisque a par­te superior da mão, segure por 10s e depois solte. Quanto tempo leva para a pele voltar ao lugar sem que ela fique marcada?

Tempo                            Idade biológica
Menos de 1 segundo              20 anos
Menos de 2 segundos             30 anos
Menos de 4 segundos            50 anos
5 segundos ou mais         60 anos ou mais

O sol é o maior fator de envelhecimento da pele, portanto proteja-a diariamente com filtro solar. Se for treinar ao ar livre, evite os picos de sol e use um protetor solar com fator de proteção alto e resistente à água. E durma muito, hidrate-se bem e alimente-se de maneira equilibrada. Uma vida saudável dá juventude à pele e ao seu corpo.

6. Capacidade pulmonar
Se você não faz esporte, a sua capacidade pulmonar começará a diminuir a partir dos 30 anos, ainda que você esteja saudável. Uma maneira simples e divertida de verificar como está a sua capacidade pulmonar é verificar de qual distância você consegue apagar uma vela.

Distância               Idade biológica
1,2 m                        20 anos
1 m                           30 anos
80 cm                       40 anos
70 cm                       50 anos
Menos de 70 cm     60 anos ou mais

7. Sistema cardiovascular
A frequência cardíaca é um dos melhores indicadores do condicionamento do sistema cardiovascular. Ainda que fatores genéticos, se homem ou mulher, o estado anímico e outros fatores também influam, em geral quanto menor a frequência de repouso, mais treinados estamos. Se não tiver frequencímetro, meça a pulsação depois de 10 min em repouso.
FC              Idade biológica
60                  20 anos
65                  30 anos
70                  40 anos
75                  50 anos
80 ou mais    60 anos ou mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário