sábado

Mentes perigosas

Existem pessoas com aparência humana, que trabalham, estudam fazem carreira, tem filhos, mas não são como a maioria das pessoas: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem". São pessoas incapazes de sentir piedade, solidariedade e compaixão pelos outros, mas por serem charmosos, eloquentes, inteligentes e sedutores não costumam levantar suspeitas. Aparentam ser bons colegas de trabalho, amigos, cônjuges, mas visam apenas o benefício próprio, seja financeiros ou de poder. No livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, Mentes Perigosas, essas pessoas são definidas como psicopatas.


Psicopatas pensam muito e sentem pouco. Suas ações são racionais e a razão tende sempre a escolher de forma objetiva o q leva à sobrevivência e ao prazer. O psicopata usa a lei da vantagem, privilegiando seu próprio interesse.

A realidade é contundente e cruel, entretanto, o mais impactante é q a maioria esmagadora está do lado de fora das grades, convivendo diariamente conosco. Podem ser nossos parentes, vizinhos, colegas de trabalho.

É importante ressatar que os  psicopatas possuem níveis variados de gravidade: leve, moderado e grave. Os primeiros se dedicam a trapacear, aplicar golpes e pequenos roubos, mas provavelmente nao sujarão as mãos de sangue. Esse pode ser seu vizinho, seu colega de trabalho. Já os últimos botam verdadeiramente a mão na massa. Esse é o caso do Maníaco do Parque, do Guilherme de Pádua. Mas qualquer q seja o grau de gravidade, deixam marcas de destruição por onde passam, sem piedade.

É uma doença: CID - 10 Transtorno de Personalidade Dissocial. Os psicopatas apresentam as seguintes características:

- ausência de sentimento de culpa
- ausência de empatia
- ausência de consciência
- mentiras, trapaças e manipulação
- tendência a culpar os outros por erros cometidos por si mesmos
- dificuldade em manter amizades
- pobreza de emoções
- superficialidade e eloquência
- egocentrismo e megalomania


Os psicopatas apesar de portadores de um grave problema, quem de fato sofre é a sociedade como um todo. Além de acharem q não tem problemas, não esboçam nenhum desejo de mudança. Julgam-se autosuficientes e suas ações predatórias são recompensadoras para eles mesmos. Mudar para quê?

Nunca aceite que o psicopata culpe você pelas atitudes dele. Você é a vítima.

Não tente mudar o que não pode ser mudado.

Se você identificou uma pessoa assim, o único método verdadeiramente eficaz de lidar com ela é mantê-la longe. Fique com a consciência limpa e tranquila pois os psicopatas não se importam se serão magoados ou não, pois não tem sentimentos para serem feridos.

Lembre-se q você a consciência q lhe confere o dom de amar a própria vida, o planeta e a humanidade como um todo. O desenvolvimento da consciência faz com que aumentemos a nossa capacidade de amar e praticar o amor incondicional. Exercer esse amor de forma realista e madura é ter o bem pulsando dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário