quinta-feira

As cinco linguagens do amor

Contrariando a ideia de q o amor tem uma linguagem universal, Gary Chapman demonstra q as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, q ele denomina linguagens do amor. Esta postagem baseia-se em um livro chamado: As cinco linguagens do Amor - Gary Chapman

Após anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, Chapman identificou cinco delas:

  • Palavras de afirmaçao
  • Tempo de qualidade
  • Presentes
  • Atos de serviço
  • Toque físico

1- Palavras de afirmação: Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses. (Mark Twain)

O objetivo do amor não é obter o q se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. O elogio é uma entre as muitas formas de expressar palavras de afirmação ao cônjuge. Outra forma são as palavras encorajadoras. Encorajar significa "inspirar coragem". O encorajamento exige solidariedade, q nos leva a ver o mundo da perspectiva do outro. O encorajamento expressa: "Eu sei e me preocupo. Estou do seu lado, como posso ajudá-lo?" A maioria das pessoas possui mais potencial do que imagina. O q as detém é muitas vezes a falta de coragem.

Outra coisa q se deve fazer é dizer algo de positivo mesmo na ausência dele. Alguém transmitirá a ele o q vc disse e vc acabará ganhando um bônus. Elogie também na frente dos outros quando ele estiver presente. Qundo você for o alvo do elogio compartilhe com o outro.

Outra forma de dizer Palavras de Afirmação é escrevê-las. Pode-se ler as frases escritas várias vezes.

2-Tempo de qualidade - dedique sua atenção sem a dividir.

Ás vezes quando o outro compartilha seus problemas nao quer ouvir seus conselhos, mas quer solidariedade. Ele apenas quer ouvir q a ama e q estava a seu lado, quer apenas compreensão.

Pode ser q para seu parceiro o q o motiva mais seja Atenção.  Se for isso:

- procure olhar nos olhos do outro quando ele estiver falando.
- não faça outra coisa enquanto estiver ouvindo
- escute o sentimento - pergunte a vc mesmo o tipo de emoção q o outro está sentindo. Quando achar q descobriu, confirme.
- observe a linguagem corporal - algumas vezes a linguagem verbal diz uma coisa, enquanto a corporal afirma outra.
- recuse interrupções - o objetivo não é a auto defesa, nem permitir q o outro ganhe uma discussão, a intenção é compreender o outro.

3- Presentes - o presente é um símbolo visual do amor

Faça uma lista de todos os presentes q, na sua opinião, o outro gostaria de receber. Não espere uma ocasião especial, praticamente tudo q vc lhe oferecer será recebido como uma expressão de amor.

Existe um tipo de presente intangível q muitas vezes fala mais alto q qq outro q vc tenha nas mãos. Eu o denomino de presente da presença ou presente de si mesmo. A presença física torna-se o símbolo do amor.

Se a presença do outro é muito importante para vc, eu o incentivo a dizer a ele. Não espere q ele leia sua mente. E se por acaso ouvir: Gostaria q vc estivesse lá comigo, por favor leve este pedido a sério. Talvez, de seu ponto de vista, sua presença não seja tão importante, mas é importante para o outro.

4- Atos de serviço - aquilo q vc sabe q o outro gostaria q vc fizesse. Pode ser preparar uma boa refeição limpar a casa, fazer a manutenção do carro, por o lixo para fora, levar o cachorro para passear, trocar a fralda do bebê, ir ao supermercado.

Supere os estereótipos. Não existem tarefas de mulher ou de homem.

Usar ou manipular outras pessoas não é um ato de amor. E o amor diz: Como eu o amo muito, não vou permitir q me trate desse jeito. Não bom para nenhum de nós dois. A relação deve ser sempre ganha-ganha. Ganha-perde não é bom para ninguém.

5- Toque físico - de forma mais ou menos instintiva, nos abraçamos em tempos de crise. O toque físico é um poderoso comunicador de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário